sábado, 6 de junho de 2009

Bach: Concerto para Dois Violinos e Cordas - David e Igor Oistrakh - Royal Philharmonic Orchestra-Eugene Goossens DG Londres

David Oistraikh foi uma lenda entre os violinistas desde o dia em que ganhou o Concurso Rainha Elizabeth, em 1937. Durante quase duas décadas ele foi mantido atrás da cortina de ferro. Seu filho Igor foi um dos primeiros cidadãos soviéticos a ter permissão para viajar para o exterior, depois da morte de Stalin, tocando em Londres para os empresários Lilian e Victor Hochhauser e pavimentando o caminho para a vinda do pai. David Oistrakh começou a trabalhar com Hochhauser em 1954, indo a NY para a estréia no Carnegie Hall, marcado por Sol Hurok para Novembro de 1955. Menuhim e Isaac Stern prontamente o aclamaram por sua técnica perfeita e por sua profundidade algo desgastada. Heifetz se recusou a cumprimenta-lo, temendo (segundo ele) que com isso poderia sofrer perseguição machartista por suposta simpatia aos comunistas. A música de David Oistrakh nada tem de autopromoção. Ele preferia andamentos mais lentos que os dos virtuoses exibicionistas e tocava com um sorriso que ocultava o estresse de viver sob o terror. Sua permissão para viajar com o filho foi inicialmente negada, por receio de que um deles pudesse desertar (uma opção que, de fato, ele discutiu com Hochhauser). Quando a DG pagou às autoridades de Moscou uma alta quantia por uma dupla gravação, pai e filho encheram-se de alegria, viajando juntos por terras estrangeiras.
Numa sala mal vedada em Londres, no meio do inverno, as regras da colaboração musical e da execução barroca foram repentinamente suspensas, quando pai e filho se engajaram num diálogo que eles não podiam travar livremente em sua terra natal. Em vez de formal e bem ensaiada, a performance foi espontânea, contraditória e cheia de respeito mútuo. Não houve relutância de nenhum dos dois em interferir, mas a afeição recíproca, mais intensamente expressa no Largo, funde todas as diferenças de idade e opinião. Este disco é um modelo de comunicação musical, a ser tocado em momentos de aflição e isolamento. Ele nos diz que nenhum homem é uma ilha, que nós sempre podemos encontrar uma música que sensibilize aqueles que conhecemos e amamos e que o entendimento está à distância de apenas um golpe de arco de violino.


Download aqui:

http://rapidshare.com/files/86115455/David___Igor_Oystrack_-_Bach_Violin_Concertos.rar

Nenhum comentário: